PÓS-GRADUAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Grade Curricular
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE 60h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 60h
ESTUDAR E APRENDER A DISTÂNCIA 120h
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS 120h
LETRAMENTO NO BRASIL 60h
PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO 60h
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO 60h
LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM 60h
INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA 60h
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 120h
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 60h
FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA 60h
PENSAMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO 120h
TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 60h
Carga horária total do curso: 1080h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Você escolhe o tempo e o preço!

Metodologia EAD

Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;

Metodologia EAD

Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;

Metodologia EAD

O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;

Metodologia EAD

Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD

O sistema de avaliação varia de acordo
com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por
disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como
práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades
complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1

A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.

Avaliação - Etapa 2

A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

ENCONTRO PRESENCIAL

O encontro presencial acontece para a realização da
atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o
agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3

Na São Luís EAD, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;

Avaliação - Etapa 4

Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Por meio da internet, você terá à sua
disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o
seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior
    (declaração,
    diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de
    origem).

CONTEÚDOS DO CURSO

PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente em
Alfabetização e Letramento oferta aos profissionais da Educação uma
reflexão teórica e prática sobre o ensino da leitura e da escrita,
instrumentalizando sua atuação na prática pedagógica.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo capacitar os
profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições
de ensino voltadas à alfabetização e letramento, a partir do
aperfeiçoamento das metodologias e técnicas voltadas ao ensino de
leitura e escrita.

MODALIDADE DE ENSINO

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

PÚBLICO-ALVO

Pedagogos, licenciados na áreaeducacional ou áreas afins, profissionais que atuam na alfabetização, naEducação Infantil, séries do Ensino Fundamental e na de Jovens eAdultos, ou que tenham interesse em atuar nessas áreas.

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
– Mestre em
educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional;
Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni – Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação;
Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em
Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola – Mestrado em Educação;
Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância;
Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia
do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina – Doutorado em andamento em Métodos Numéricos em Engenharia; Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Luiz Percival Leme de Britto – Doutorado em Linguística; Mestrado em Linguística; Graduação em Letras.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva – Pós-doutorado em Linguística; Doutorado em História; Mestrado em Distúrbios da Comunicação; Graduação em Fonoaudiologia.

Alexandre Bergamo – Pós-doutorado em Sociologia; Doutorado em Sociologia; Mestrado em Sociologia; Graduação em Ciências Sociais.

Maria Auxiliadora Cavazotti – Pós-doutorado em
Educação; Doutorado em História e Filosofia da Educação; Mestrado em
História e Filosofia da Educação; Graduação em Pedagogia; Graduação em
Filosofia.

Marta Morais da Costa – Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.