PÓS-GRADUAÇÃO

CULTURA E LITERATURA

Grade Curricular
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE 60h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 60h
FUNDAMENTOS DO TEXTO LITERÁRIO 60h
LITERATURA COMPARADA 60h
CULTURA E LITERATURA AFRICANA E INDÍGENA 60h
CULTURA E MEMÓRIA NA LITERATURA PORTUGUESA 60h
Carga horária total do curso: 360h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

 
Você escolhe o tempo e o preço!

Metodologia EAD

Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;

Metodologia EAD

Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;

Metodologia EAD

O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;

Metodologia EAD

Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD

O sistema de avaliação varia de acordo
com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por
disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como
práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades
complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1

A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.

Avaliação - Etapa 2

A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

ENCONTRO PRESENCIAL

O encontro presencial acontece para a realização da
atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o
agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3

Na São Luís EAD, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;

Avaliação - Etapa 4

Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Por meio da internet, você terá à sua
disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o
seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior
    (declaração,
    diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de
    origem).

CONTEÚDOS DO CURSO
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Cultura e Literatura proporciona o desenvolvimento de estudos da literatura articulada à visão intercultural que perpassa a atual produção do conhecimento e de campos teóricos, metodológicos e práticos. O curso possibilita a atualização de métodos de análise da produção literária e cultural.

OBJETIVO

O curso de especialização em Cultura e Literatura tem como objetivo a promoção de estudos da literatura articulada à cultura, partindo do pressuposto de que a linguagem constitui o traço fundador do homem e da cultura. Contribui, dessa forma, para a formação e atualização de conhecimentos de docentes da literatura e demais pessoas que utilizam a literatura como instrumento de trabalho.  

 

MODALIDADE DE ENSINO

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

PÚBLICO-ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:


Margarete Terezinha Andrade Costa
 – Mestre em educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.

Josemary Morastoni: Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.

Priscila Chupil – Mestrado em Educação; Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.

Marcia Siécola – Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

Claudio Kleina – Doutorado em andamento em  Métodos Numéricos em Engenharia;  Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.

Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia;

Regina Zilberman: Pós-Doutorado em Teoria Literária e Literatura Brasileira; Doutorado em Romanística; Graduação em Letras.

Paulo Astor Soethe: Pós-Doutorado em Letras-Alemão; Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã); Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã); Graduação em Letras Alemão-Português.

Mariana Paladino: Pós-Doutorado em Antropologia Social; Doutorado em Antropologia Social; Mestrado em Antropologia Social; Graduação em Antropologia.

Claudia Maria de Souza Amorim: Pós-Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Doutorado em Literatura Comparada; Mestrado em Literatura Portuguesa; Especialização em Literatura Portuguesa Contemporânea; Graduação em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa.

Hélder Garmes: Pós-Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa); Mestrado em Teoria e História Literária; Graduação em Letras; Graduação em Linguística.

José Carlos Siqueira: Pós-Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa; Doutorado em Literatura Portuguesa; Mestrado em Letras; Graduação em Letras-Linguística.