GRADUAÇÃO
MÚSICA – LICENCIATURA
MATRIZ CURRICULAR
| DISCIPLINA |
|---|
| CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS |
| LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS |
| FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL |
| PERCEPÇÃO MUSICAL: INTRODUÇÃO À MÚSICA |
| CANTO: FISIOLOGIA E TÉCNICA VOCAL |
| PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO |
| DISCIPLINA |
|---|
| TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
| FUNDAMENTOS E PRÁTICA DE LIBRAS |
| ARTES INTEG.: ARTES VISUAIS,MÚSICA,TEATRO E DANÇA |
| EDUCAÇÃO MUSICAL: JOGOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS |
| PERCEPÇÃO MUSICAL: ELEMENTOS TEÓRICOS |
| DISCIPLINA |
|---|
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE |
| EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE |
| ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| PERCEPÇÃO MUSICAL: TREINAMENTO AUDITIVO |
| MUSICOLOGIA HISTÓRICA: DAS ORIGENS À IDADE MÉDIA |
| EDUCAÇÃO MUSICAL: PROCESSOS CRIATIVOS |
| DISCIPLINA |
|---|
| DIDÁTICA |
| MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA |
| PERCEPÇÃO MUSICAL: SOLFEJO E RITMO |
| MUSICOLOGIA HIST.:IDADE MODERNA À CONTEMPORÂNEA |
| EDUCAÇÃO MUSICAL: ABORDAGENS METODOLÓGICAS |
| INTRODUÇÃO AO CONTRAPONTO |
| DISCIPLINA |
|---|
| ESTUDOS SEMIÓTICOS |
| PERCEPÇÃO MUSICAL: PRÁTICAS CRIATIVAS |
| EDUCAÇÃO MUSICAL: POLÍTICAS PÚBLICAS |
| MÚSICA E TECNOLOGIA |
| HARMONIA TONAL |
| HISTÓRIA DA MÚSICA NO BRASIL |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
| DISCIPLINA |
|---|
| HISTÓRIA DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL |
| PERCEPÇÃO MUSICAL: APRECIAÇÃO DE REPERTÓRIO |
| HARMONIA MUSICAL APLICADA |
| ANÁLISE MUSICAL: MÚSICA BARROCA E CLÁSSICA |
| EDUCAÇÃO MUSICAL: PROCESSOS ALTERNATIVOS |
| MÚSICA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
| DISCIPLINA |
|---|
| AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM |
| EDUCAÇÃO MUSICAL:ANÁLISE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS |
| ANÁLISE MUSICAL: MÚSICA ROMÂNTICA E MODERNA |
| INTRODUÇÃO À REGÊNCIA |
| TECNOLOGIAS APLICADAS À MÚSICA |
| OPTATIVA I |
| EST. SUP.: ENSINO MÉDIO OU FUNDAMENTAL II |
| DISCIPLINA |
|---|
| ARRANJO MUSICAL |
| OPTATIVA II |
| PRÁTICA DE REGÊNCIA |
| PROCESSOS DE CRIAÇÃO MUSICAL |
| HISTÓRIA DA ARTE |
| EDUCAÇÃO MUSICAL: ESPAÇOS NÃO FORMAIS E INFORMAIS |
Atividades complementares: 200 horas
O Curso
O curso de licenciatura em Música tem como objetivo formar professores para o ensino musical, habilitando-os para a atuação em escolas de educação básica, escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem da música. Os alunos terão contato com disciplinas que fornecem embasamentos teóricos e práticos para a formação dos futuros educadores musicais, com autonomia e conhecimento para mobilizar saberes e competências condizentes com o contexto de atuação e com o mercado de trabalho.
Fique Preparado
Faltam profissionais devidamente habilitados com graduação superior nessa área. A Lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, determina que a música passe a ser conteúdo obrigatório em toda a educação básica no território nacional.
Caminhos que Você Pode Seguir
Depois de formado, além da docência, o profissional poderá exercer atividades como músico, pesquisador, agente cultural, produtor de material didático-musical para gráficas e editoras, educação não formal em escolas livres de música, igrejas, orquestras, projetos de inclusão social, entre outras especificidades no campo da música.
Valor da Mensalidade Músico – Licenciatura – EAD
Informação aos alunos:
Preços referentes ao semestre 2/2020.
Os valores referentes aos termos subsequentes ao seu termo atual poderão variar de acordo com o ano e semestre da sua primeira matrícula.
| matrícula | mensalidade 1 |
|---|---|
| R$ 367,00 | R$ 367,00 |
| matrícula 2 | mensalidade 1 |
|---|---|
| R$ 392,00 | R$ 392,00 |
| SEM desconto 3 | COM desconto 4 |
|---|---|
| R$ 2.352,00 | R$ 2.202,00 |
1 Mensalidade
- até o dia 06 com desconto
- do dia 07 a 16 sem desconto
- a partir do dia 17 com juros + correção
2 Matrícula
- a partir do dia 07 com juros + correção
3 Semestralidade SEM desconto
- Valor integral x 6 meses
4 Semestralidade COM desconto
- Matrícula COM desconto + (Mensalidade COM desconto x 5 meses)
