PÓS-GRADUAÇÃO

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Grade Curricular
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE 60h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 60h
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS: COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL 60h
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA 60h
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES 60h
DEFICIÊNCIA VISUAL COM ÊNFASE EM BRAILLE 60h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 60h
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 60h
TECNOLOGIA ASSISTIVA 60h
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 60h
Carga horária total do curso: 600h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Você escolhe o tempo e o preço!

Metodologia EAD

Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;

Metodologia EAD

Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;

Metodologia EAD

O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;

Metodologia EAD

Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD

O sistema de avaliação varia de acordo
com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por
disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como
práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades
complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1

A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.

Avaliação - Etapa 2

A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

ENCONTRO PRESENCIAL

O encontro presencial acontece para a realização da
atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o
agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3

Na São Luís EAD, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;

Avaliação - Etapa 4

Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Por meio da internet, você terá à sua
disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o
seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior
    (declaração,
    diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de
    origem).

CONTEÚDOS DO CURSO
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa é destinado à preparação do profissional docente visando ao desenvolvimento de estratégias metodológicas que restauram as funções humanas por meio de produtos assistivos e comunicação alternativa. Este curso atende aos seguintes critérios legais:

– Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

– Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

– Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

– Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

– Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

– Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;

– Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;

– Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e metodológicos para os profissionais docentes que atuam em salas de aula comuns das escolas regulares e no Atendimento Educacional Especializado, de maneira que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

PÚBLICO-ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

MODALIDADE DE ENSINO

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos. *As disciplinas de Deficiência intelectual, física e psicomotora*,Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades*, Tecnologia assistiva*, Comunicação alternativanão possuem LIVROS IMPRESSOS. Apenas LIVROS DIGITAIS disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos DVDs”

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Ana Lúcia dos Santos de Lima: Mestrado em Educação; Especialização em Educação Especial; Graduação em Pedagogia.

Ana Regina Caminha Braga – Mestre em Educação;
Especialização em Educação Especial com Ênfase em Inclusão; Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Letras-Português/Inglês-Bacharelado e Licenciatura.

Irene Carmen Picone Prestes: Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Antropologia Cultural; Graduação em Psicologia.