PÓS-GRADUAÇÃO

METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Grade Curricular
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE 60h
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 60h
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA 60h
SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE 60h
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60h
DIDÁTICA DA FILOSOFIA 60h
Carga horária total do curso: 360h

* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.

Você escolhe o tempo e o preço!

Metodologia EAD

Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;

Metodologia EAD

Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;

Metodologia EAD

O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;

Metodologia EAD

Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.

SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD

O sistema de avaliação varia de acordo
com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por
disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como
práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades
complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Avaliação - Etapa 1

A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.

Avaliação - Etapa 2

A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.

ENCONTRO PRESENCIAL

O encontro presencial acontece para a realização da
atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o
agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;

Avaliação - Etapa 3

Na São Luís EAD, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;

Avaliação - Etapa 4

Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.

AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Por meio da internet, você terá à sua
disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o
seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.

O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?

  • Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior
    (declaração,
    diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de
    origem).

CONTEÚDOS DO CURSO
PROPOSTA

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia apresenta o referencial teórico e metodológico necessário para a compreensão crítica do homem como um ser social e político no mundo. Faz, assim, um debate sobre as principais teorias e vertentes sócio-filosóficas modernas e contemporâneas.

OBJETIVO

O curso tem como objetivo refletir e discutir sobre o estudo da filosofia e sociologia em sala de aula. Subsidia, portanto, o entendimento de temas como ética, religião, conhecimento, violência, trabalho, movimentos sociais, diversidade cultural, dentre outros.

MODALIDADE DE ENSINO

Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.

PÚBLICO-ALVO

Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:
Maria Clara Ramos Nery
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Popular pela UNISINOS. Licenciada em Ciências Sociais pela UNISINOS. Bacharel em Ciências Sociais pela UNISINOS.
Jelson Roberto de Oliveira
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Sociologia Política pela UFPR. Graduado em Filosofia pela UFPR.
Ericson Savio Falabretti
Doutor em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestre em Filosofia pela UFSCAR. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Raquel Cristina Ferraroni Sanches
Doutora em Educação: Avaliação Institucional e Projeto Pedagógico pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (UNESP). Mestre em Educação pela UNESP. Graduada em Pedagogia pela UNESP.
André Luiz Joanilho
Pós-Doutor em Teoria e Filosofia da História pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), França. Pós-Doutor em Teoria Antropológica pela Universite Lumiere Lyon, França. Doutor em História Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Mestre em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduado em História pela Unicamp.