CAPACITAÇÃO

OPERADOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Image result for OPERADOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Carga Horária

44 Horas

 OPERADOR DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

3x R$ 66 ,00

SOBRE O CURSO

Neste curso você será inicialmente introduzido à inteligência artificial de uma maneira geral, apresentando algumas aplicações dos serviços da IBM, e em seguida irá conhecer como a tecnologia é aplicada aos tão famosos chatbots. Com os conceitos estabelecidos o aluno conhecerá uma das principais plataformas de desenvolvimento de chatbots atual, o Watson Assistant, da IBM. Serão apresentadas as principais ferramentas e técnicas que auxiliam o desenvolvimento do robô de texto. A formação digital já é uma realidade em nossas vidas e tem impactado profissões na forma em que nós trabalhamos e na forma como nós vivemos. Mais do que nunca é necessário que nós nos capacitamos, que as pessoas aprendam quais são essas novas tecnologias que vêm por aí e como elas vão impactar hoje o nosso trabalho e nossas vidas no futuro.

Pensando nisso nós trouxemos especialistas da IBM que ensinarão conteúdos exclusivos. Neste módulo você irá aprender sobre: tecnologias como Inteligência Artificial; o que são máquinas que pensam, como ensinamos as máquinas, como é o aprendizado da máquina, como que as máquinas simulam as capacidades humanas.

Resumidamente você aprende os seguinte tópicos:
– Introdução à inteligência artificial
– Por dentro dos Chatbots
– Conhecendo a IBM e seus serviços
– Iniciando com a Watson Assistant
– Design de chatbots
– Práticas avançadas.

Este curso é uma parceira de conteúdo da IBM®

DETALHES DO CURSO

O1

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL Vivemos um mundo de transformação digital, uma explosão de dados e o humano tem limitações para processar todos esses dados. Aqui entra a inteligência artificial para ajudar o humano extrair valor dos dados. Com o professor: Alexandre Dietrich

O2

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O APRENDIZADO CONTÍNUO Inteligência artificial será espalhada em todas as profissões e processos nas empresas. As pessoas devem entender e saber usar a tecnologia para tirar proveito dela. A inteligência não irá substituir os profissionais, mas sim criará oportunidade para quem as compreender. Com o professor: Alexandre Dietrich

O3

AFINAL, O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? Vivemos num mundo como uma enorme quantidade de dados que trafegam a cada dia. Como analisamos tudo isso? A inteligência artificial surge para simular as capacidades do ser humanos e nos ajudar. Com a professora: Stéfany Mazon

O4

A PLATAFORMA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A inteligência artificial hoje está disponível como serviço dependendo da necessidade do usuário. Por exemplo, Watson Assistant, Visual Recongnition entre outros. Com a professora: Stéfany Mazon

O5

AGENTES INTELIGENTES Inteligência artificial tocam diversas outras áreas do conhecimento humano como psicologia, economia, ciências da computação entre outras. Na inteligência existe sempre um agente inteligente que pode ser um humano ou um robô. Com o professor: Renato Cunha

O6

SISTEMAS QUE APRENDEM, PARA QUE SERVEM E ONDE SÃO USADOS A aprendizagem de máquina é importante para entender a inteligência artificial. Hoje já é possível usar algoritmos capazes de serem treinados para executarem tarefas parecidas com a capacidade do ser humano, como por exemplo, identificar imagens. Com o professor: Fabricio Barth

O7

COMO AS MÁQUINAS APRENDEM O vídeo fala sobre aprendizado de maquina supervisionado que consiste em ensinar uma máquina aprender o que o humano deseja. A partir de um conjunto de dados iniciais e finais classificados é possível treinar uma máquina para que ela execute o desejado. Com o professor: Anthony Vieira

O8

UM ALGORITMO CHAMADO ÁRVORE DE DECISÃO Uma das técnicas de aprendizado de máquina é a chamada arvore de decisão. Baseado em informações de eventos passados, posso tomar decisões futuras. Com o professor: Anthony Vieira

O9

SIMULANDO O CÉREBRO HUMANO Uma outra técnica de aprendizado de máquinas supervisionados é a de redes neurais artificiais para simular o funcionamento do cérebro humano. Essa técnica é usada para resolver problemas complexos e que funciona como especialistas em vários domínios. Com o professor: Anthony Vieira

1O

O QUE SÃO DADOS NÃO ESTRUTURADOS E COMO TRATÁ-LOS Um tipo de dado comum é o não estruturado. São exemplos os áudios, vídeos, dados textuais. Para entendê-los é necessário categorizar ou classificar. Isso pode ser feito automaticamente e pode resolver diversos problemas como por exemplo, organização de e-mails.

11

COMO UMA IA CLASSIFICA UM TEXTO Como os algorítimos classificam os dados e detectam os padrões em conteúdos, estabelecem relacionamentos, pontuam e oferecem uma resposta com diversas probabilidades. Com o professor: Thiago Salles

12

CHATBOT Esse vídeo fala de assistentes virtuais, ou conhecidos como chatbot que estão disponíveis na IBM Cloud/ Watson. Esses assistentes são capazes de entender a linguagem natural e com machine learning, essa tecnologia é capaz de aprender e interagir em linguagem natural. Com o professor: Leonardo Furniellis

14

VOZ E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Na primeira parte o vídeo fala sobre o desenvolvimento de sistemas de voz, um meio importante de comunicação do ser humano. Imagine um sistema que transforma texto em voz e outro que transforma voz em texto. Na segunda parte o vídeo aborda dos serviços de TTS (text to speech) e STT (speech do text) do Watson. Essa tecnologia também necessita de treinamento e o especialista mostrará como o sistema aprende. Com o professor: Marcelo Grave

14

A VOZ DA ARTE Na primeira parte da aula o vídeo mostra como foi realizado o projeto A Voz da Arte, em parceria com a Pinacoteca. Na segunda parte o vídeo mostra como os componentes do Watson foram usados no projeto A Voz da Arte, em parceria com a Pinacoteca. Com o professor: Marco Aurelio

15

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA COPA DO MUNDO O vídeo mostra a evolução da inteligência artificial e conta um caso real utilizado na Copa do mundo com dados extraídos a partir de redes sociais em tempo real. Com o professor: Claudio Pinhanez

16

PRESENTE E FUTURO DA IA O vídeo fala do futuro imediato e no longo prazo sobre o uso da inteligência artificial. Com o professor: Claudio Pinhanez

17

INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Nesta primeira aula, pesquisando na internet, você entenderá a definição de inteligência artificial e suas principais funcionalidades. Em seguida, será exposto algumas controvérsias das I.A mostradas em filmes populares a fim de quebrar alguns conceitos equivocados em relação ao assunto. Será então apresentado um slide para complementar o assunto, expondo alguns exemplos de uso e os impactos que a utilização da ferramenta vem causando na indústria. Além disso, será exibido alguns vídeos que ajudarão a compreender a complexidade do tema.

18

POR DENTRO DOS CHATBOTS Nesta segunda aula, pesquisando na internet, você entenderá a definição de chatbot e suas principais funcionalidades. Em seguida, conhecerá o propósito e as principais vantagens no uso dessa ferramenta no mundo atual, com a ajuda de alguns exemplos de empresas que adotaram o chatbot a fim de otimizar suas tarefas. Por fim, você irá conhecer e acessar as principais plataformas que oferecem a possibilidade de criar seu próprio chatbot.

19

CONHECENDO A IBM E SEUS SERVIÇOS Nesta aula, você conhecerá um pouco mais sobre a história de uma das maiores empresas de tecnologia atual, a IBM. Em seguida, irá navegar no site deles para conhecer as ferramentas e serviços disponíveis. Por fim, você irá criar uma conta no site e aprender as funções disponíveis

20

INICIANDO COM O WATSON ASSISTANT Nesta quarta aula, você irá acessar sua conta na IBM cloud e iniciar um projeto com o Watson Assistant, explorando a ferramenta, você irá conhecer todos os termos e conceitos necessários relacionados à criação de um chatbot na plataforma. A explicação será majoritariamente prática, ao decorrer da aula você irá criar um projeto modelo para que não haja dúvidas quando for criar seu projeto pessoal.

21

DESIGN DE CHATBOTS Nesta aula você conhecerá todo o processo de planejamento e design de chatbots. Serão expostas algumas dicas e práticas recomendadas que te ajudarão a tornar seu chatbot único e bom de papo. Além disso, você ficará por dentro da importância entre a relação da imagem passada pelo chatbot com a empresa representada por ele.

22

PRÁTICAS AVANÇADAS Nesta sexta aula você irá conhecer algumas práticas essenciais durante o desenvolvimento de um chatbot que possibilitam uma interação mais humanizada com o usuário, aplicando e se aprofundando nas ferramentas disponíveis no Watson Assistant.

VANTAGENS

Aulas 100% on-line
Você faz seu curso online em qualquer horário e em qualquer lugar.

Relatório de aproveitamento
Você tem acesso ao relatório de aproveitamento dos cursos contratados e pode acompanhar o seu rendimento direto no painel de controle.

Certificado válido em todo Brasil
O processo de certificação do curso é simples, dinâmico e com número de registro. O certificado pode ser consultado *on-line, através do site www.vejameucertificado.com.br.
*Exceto cursos de graduação e Cursos técnicos, onde o certificado é enviado para o aluno através dos correios

Acesso ao curso
Você tem um prazo de acesso flexível contratado a partir da a tivação da chave, prazo equivalente ao número máximo de parcelas do curso.

Carga horária dos cursos
Os cursos possuem uma carga horária estimada que permite o aluno assistir os vídeos e materiais complementares, fazer os exercícios e demais atividades com tranquilidade. Todavia, em detrimento de eventual conhecimento prévio do assunto, o aluno poderá concluir em tempo inferior, normalmente em até 1/3 da carga horária prevista, mesmo assim, em seu certificado será registrado a carga horária prevista de cada curso.**
**Válido apenas para cursos profissionalizantes