PÓS-GRADUAÇÃO
Alfabetização e Letramento
Grade Curricular
Disciplina | Carga horária |
---|---|
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE | 60h |
NOVOS CAMINHOS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO | 60h |
LETRAMENTO NO BRASIL | 60h |
PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO |
60h |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO | 60h |
LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM | 60h |
Carga horária total do curso: | 360h |
* A matriz curricular pode ser alterada sem aviso prévio.
Você escolhe o tempo e o preço!
Na São Luís EAD cada disciplina do curso contém um livro impresso e um DVD com videoaulas;
Os livros e as videoaulas também estarão disponíveis para você no formato online;
O mesmo autor que escreve o livro, grava as videoaulas e elabora as questões das provas;
Isso garante unidade nos conteúdos e um aprendizado livre de dúvidas.
SISTEMA DE AVALIAÇÕES EAD
O sistema de avaliação varia de acordo
com o curso. Todos os cursos São Luís EAD contemplam avaliações por
disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como
práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades
complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).
A prova online é feita ao final de cada disciplina, no portal AVA.
A prova presencial é feita no polo, mediante agendamento prévio.
ENCONTRO PRESENCIAL
O encontro presencial acontece para a realização da
atividade avaliativa. Você escolhe a melhor data e então faz o
agendamento pelo portal AVA ou pelo telefone do seu polo;
Na São Luís EAD, os alunos têm liberdade para escolher a data dos encontros presenciais;
Você terá apenas um encontro presencial ao final do curso.
AVA • AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Por meio da internet, você terá à sua
disposição um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o
seu curso, o Portal AVA. Ele é simples, intuitivo e fácil de usar.
O QUE EU PRECISO PARA FAZER MINHA MATRÍCULA?
- Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
- Cópia simples do CPF;
- Comprovantes de conclusão de Ensino Superior
(declaração,
diploma, histórico ou atestado emitido pela instituição de ensino de
origem).
CONTEÚDOS DO CURSO
PROPOSTA
O Programa de Especialização Docente em
Alfabetização e Letramento oferta aos profissionais da Educação uma
reflexão teórica e prática sobre o ensino da leitura e da escrita,
instrumentalizando sua atuação na prática pedagógica.
OBJETIVO
O curso tem como objetivo capacitar os
profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições
de ensino voltadas à alfabetização e letramento, a partir do
aperfeiçoamento das metodologias e técnicas voltadas ao ensino de
leitura e escrita.
MODALIDADE DE ENSINO
Você opta pela modalidade que melhor se adapta a sua rotina na hora da matrícula.
Online: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet.
Online + DVD* + Livros: modalidade de estudo com acesso às videoaulas e livros em PDF via internet + um DVD de dados com videoaulas + Livros impressos.
PÚBLICO-ALVO
Pedagogos, licenciados na áreaeducacional ou áreas afins, profissionais que atuam na alfabetização, naEducação Infantil, séries do Ensino Fundamental e na de Jovens eAdultos, ou que tenham interesse em atuar nessas áreas.
AUTORES DO MATERIAL DIDÁTICO
O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional:
Margarete Terezinha Andrade Costa – Mestre em
educação; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional;
Graduada em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.
Tania Mara Fantinato – Mestrado em Engenharia da Produção; Graduação em Pedagogia.
Josemary Morastoni – Doutorado em andamento em Educação; Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.
Priscila Chupil – Mestrado em Educação;
Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico; Especialização em
Psicopedagogia Clínica e Institucional e Graduação em Pedagogia.
Marcia Siécola – Mestrado em Educação;
Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância;
Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia
do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.
Claudio Kleina – Doutorado em andamento em Métodos Numéricos em Engenharia; Mestrado em Educação; Graduação em Sistemas de Informação.
Karime Smaka – Mestrado em Educação; Graduação em Pedagogia.
Luiz Percival Leme de Britto – Doutorado em Linguística; Mestrado em Linguística; Graduação em Letras.
Ana Paula Berberian Vieira da Silva – Pós-doutorado em Linguística; Doutorado em História; Mestrado em Distúrbios da Comunicação; Graduação em Fonoaudiologia.
Alexandre Bergamo – Pós-doutorado em Sociologia; Doutorado em Sociologia; Mestrado em Sociologia; Graduação em Ciências Sociais.
Maria Auxiliadora Cavazotti – Pós-doutorado em
Educação; Doutorado em História e Filosofia da Educação; Mestrado em
História e Filosofia da Educação; Graduação em Pedagogia; Graduação em
Filosofia.
Marta Morais da Costa – Doutorado em Literatura Brasileira; Mestrado em Literatura Brasileira; Graduação em Letras.